Café verde, um aliado emagrecedor?

Café não torrado, ou café verde, tem uma composição nutricional específica que ganha a atenção dos pesquisadores.

Se ele pode provavelmente contribuir modestamente para a perda de peso, seu consumo deve permanecer moderado devido ao seu elevado teor de cafeína.

Depois do chá verde, veio o café verde, o principal ingrediente de emagrecimento Suplementos Alimentares.

Café Verde

Os seus apoiantes atribuem-lhe múltiplas virtudes: ajudaria a perder peso mantendo a forma, protegeria da diabetes e do fígado gordo.

De fato, é objeto de investigação e de numerosas publicações científicas.

O que é café verde?

Isto é café não torrado. Quando extraídos dos frutos da árvore de café – bagas vermelhas que se parecem com cerejas – os grãos de café são verdes.

Mas eles mudam de cor durante a torrefação, uma operação que visa desenvolver seus aromas.

Depois de serem usados a alta temperatura (até 230°C), saem castanhos escuros, como os conhecemos. Permanece, então, apenas para moê-los para fazer Café Filtro.

Grãos de café verde

A torrefação muda a composição dos grãos de café. Reduz o teor de cafeína e, especialmente, polifenóis, ácidos clorogénicos, cafeicos e quinicos.

O café verde contém de 2 a 4 vezes mais compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do que o café comum. Esses benefícios do café verde permitem que as plantas se defendam contra seus vários agressores (insetos e roedores), além de terem muitos efeitos benéficos para a saúde humana.

Foram recentemente objetos de uma verdadeira loucura por parte dos investigadores. Com os seus polifenóis específicos, o café verde não é exceção.

O café verde é eficaz contra a fadiga?

Rico em cafeína, o café verde é um estimulante. A cafeína te mantém acordado e te ajuda a se concentrar.

Por outro lado, em excesso, atrasa adormecer, prejudica a qualidade do sono e pode induzir ansiedade. Acelera o ritmo cardíaco e aumenta ligeiramente a pressão.

Embora cada um tenha sua própria sensibilidade, eliminando mais ou menos rapidamente, seu consumo deve ser limitado a 400 mg por dia (médio 2 copos de 150 ml de café verde) e até 200 mg para mulheres grávidas ou lactantes e pessoas com doenças cardíacas.

Não esqueçamos que também há cafeína no chá, cacau, refrigerantes de cola e bebidas energéticas e para evitar a fadiga, você deve começar por dormir o suficiente!

O café verde é bom para o fígado?

O aumento do excesso de peso e da obesidade no mundo é acompanhado por um surto de esteatose hepática não alcoólica ou “foie gras”.

A ingestão alimentar excessiva de gorduras e açúcares saturados leva a uma acumulação de gorduras (triglicéridos) no fígado, que pode tornar-se complicada com o passar dos anos devido à cirrose.

A esteatose hepática também fornece a base para a resistência à insulina (a insulina torna-se menos eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue), o que pode levar ao desenvolvimento da diabetes tipo 2.

O café parece ter um efeito preventivo sobre a esteatose e a inflamação do fígado. Nem todos os mecanismos são conhecidos. Estudos “in vitro” (célula de laboratório) e em ratos sugerem que o ácido clorogénico protege o fígado dos danos de uma dieta desequilibrada.

Outros componentes do café, tanto verdes como torrados, cafestol e kahweol, parecem estimular enzimas de desintoxicação do fígado que ajudam a proteger o fígado.

Ajuda a proteger contra a diabetes?

Por bons dez anos, vários estudos epidemiológicos têm sugerido o interesse do café na prevenção da diabetes tipo 2.

Mas este efeito é por vezes observado apenas no consumo pesado de 6 a 7 copos por dia, que não são recomendados!

A ação favorável do café parece estar relacionada com seus polifenóis, em particular ao ácido clorogênico: através de uma ação sobre hormônios secretados pelo trato digestivo, ele reduziria a assimilação da diabetes tipo 2.

No estado atual do conhecimento, a melhor prevenção da diabetes é combinar atividade física regular e refeições equilibradas.

O café verde é um aliado emagrecedor?

Sabe-se há muito tempo que a cafeína promove a queima de gorduras de reserva desde que você pratique um exercício pouco depois da ingestão.

Também aumenta ligeiramente o metabolismo, ou seja, faz com que o corpo consuma um pouco mais de calorias.

Mais recentemente, descobriu-se que o ácido clorogênico tem aproximadamente os mesmos efeitos, por isso os fabricantes desenvolveram Svetol, um extrato verde descafeinado pronto para ser incorporado em suplementos dietéticos para promover a Emagrecimento.

Vários ensaios foram realizados com café verde (descafeinado ou não) em pessoas com excesso de peso ou obesidade, procurando obter perda de peso e/ou uma diminuição na massa de gordura.

É confiável?

Uma meta-análise recente, que compilou os estudos existentes, deixa claro: os ensaios são muitas vezes pouco rigorosos e são realizados em demasiados casos de voluntários.

Os autores da meta-análise, no entanto, concluir que o café verde provavelmente tem um efeito modesto sobre a perda de peso.

De que forma?

Porque não, se tomar certas precauções.

  • Café verde é vendido em grãos que é aconselhável deixar para macerar durante a noite em água fria. Obviamente, nada a ver com o sabor do café torrado! Limite-se a 2 xícaras por dia na primeira parte do dia. Não combinar com outras bebidas cafeinadas.
  • A Nestlé lançou em 2009 uma mistura solúvel constituída por 35% de café verde e 65% de café torrado (no café): um bom compromisso combinando um sabor agradável e a promessa de “2 a 3 vezes mais polifenóis em comparação com café torrado”. Não beba mais de 3 copos por dia.
  • Café verde também pode ser encontrado na prateleira de dieta em saquetas instantâneas ou varas individuais, às vezes combinado com café instantâneo torrado. Siga a dose recomendada, 2 a 3 saquetas ou paus por dia.
  • Muitos suplementos alimentares, em cápsulas, cápsulas comport, incluem extratos de café verde. Não exceda a dose indicada e a duração do tratamento. E não combinar com outros suplementos dietéticos “emagrecimento” ou ” tom ” que teria cafeína entre os seus ingredientes ou escondê-lo na forma de chá verde, mate, guarana ou cola.

Para concluir, recordemos que os Anses dificilmente são favoráveis aos suplementos alimentares, que não substituem uma dieta equilibrada.

Desde 2010, foram notificados mais de 1000 suplementos dietéticos pelos seus efeitos adversos no âmbito do regime nutritivigilance. Acima de tudo, evite comprar na Internet produtos de marca desconhecida.

Limite-se aos produtos comercializados em circuitos tradicionais e não hesite em consultar um farmacêutico ou qualquer outro profissional de saúde.