Otimização de sites em Curitiba: descubra as melhores práticas de SEO para local search

A otimização de sites em Curitiba é essencial para ter melhor ranqueamento em resultados de pesquisa do Google, o que possibilita que seu negócio seja encontrado facilmente por seu potencial cliente, aumentando a chance de realizar novas vendas.

Uma das formas de otimizar sites é por meio do SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas aplicadas às páginas para facilitar e agilizar sua indexação pelo Google e obter um melhor ranqueamento de forma orgânica, isto é, sem pagar.

Em casos pontuais, a empresa pode fazer uso de uma técnica específica do SEO pensando em otimização local search. Essa técnica é chamada de SEO local. Veja, aqui, quando utilizá-la e quais são as melhores práticas para gerar excelentes resultados à empresa!

 

Quando utilizar a otimização SEO local?

A otimização SEO local é um excelente recurso para empresas que funcionam fisicamente, ou seja, restaurantes, padarias, lojas, consultórios odontológicos, clínicas de beleza, pet shops, entre outros.

O grande diferencial desse tipo de otimização de sites SEO é que ele considera a geolocalização e redes sociais para que o usuário do motor de busca encontre uma solução o mais perto possível do lugar em que ele está.

 

Benefícios da otimização SEO local

As otimizações SEO local oferecem benefícios que valem a pena para empresas que funcionam somente em estabelecimentos físicos. Ao investir nessa técnica é possível obter:

 

Captação de clientes e mais vendas

O SEO local possibilita captar clientes justamente na última etapa da jornada de compras, quando eles já se decidiram pela compra do produto ou serviço. Por isso, aumenta-se a possibilidade de realizar vendas.

Tudo isso a um baixo custo porque a otimização SEO não é paga. Em outras palavras, o melhor ranqueamento é garantido de forma orgânica. A empresa só precisa de um profissional que saiba otimizar o site aplicando o SEO local.

 

Aumento de visibilidade

Ao realizar a otimização local, a empresa ganha maior visibilidade em sua região de atuação, posicionando-se entre os concorrentes, de modo a maximizar a possibilidade de contato, captação de cliente e realização de novos negócios.

 

Ganho de autoridade e credibilidade

Quando o usuário vê links em primeiras posições em resultados de busca no Google, ele entende que a empresa tem maior autoridade e credibilidade, portanto, tende a escolhê-la. Por isso, atingir essa posição por meio do SEO local traz novos negócios.

 

Melhores práticas de SEO para local search

Quer implementar essa técnica, mas não sabe o que fazer para otimizar um site por SEO local? Para facilitar esse trabalho, listamos as melhores práticas de SEO para local search:

 

Crie uma página de contato

A página de contato possibilita a otimização SEO local search delimitando sua área de atuação, além de facilitar que o possível cliente consiga falar com a empresa. Na página, inclua endereço e telefone, principalmente.

Ative a função “clicar para chamar”, do Google, para permitir que o possível cliente consiga fazer uma chamada direita, garantindo-lhe muito mais praticidade no contato com a empresa.

 

Adicione mapa de localização

Também adicione um mapa de localização da empresa, o que possibilitará que calcule rotas e saiba como chegar até o endereço de atendimento, tudo de maneira ágil e simples.

 

Ative depoimentos

Depoimentos de clientes ajudam a ter maior relevância em resultados de busca, além de passar mais credibilidade para o possível cliente. É importante aceitar, inclusive, comentários negativos e adotar uma postura proativa para resolvê-los, para demonstrar que a empresa tem interesse em garantir a melhor experiência ao cliente.

 

Desenvolva um site responsivo

O site responsivo é aquele que pode ser visto em qualquer tipo de dispositivo, o que é importante porque possibilitará que o consumidor acesse o site a partir de qualquer aparelho, com menor risco de abandono de página.

 

Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é gratuito e possibilita que sua empresa apareça em posição de destaque em resultados de pesquisa. Nele, é possível criar um perfil detalhado da empresa, abrangendo endereço, telefone, horário de atendimento, comentários de clientes, entre outros.

 

Crie conteúdo local

O conteúdo local possibilitará construir autoridade na área de atuação, o que é essencial para atrair mais clientes e passar uma imagem mais profissional e de credibilidade para os consumidores.

Para isso, crie um blog ou perfil em rede social com conteúdo que ajude o público local da empresa, sempre considerando sua persona. Trabalhe com temas inerentes ao seu segmento de atuação, bem como com palavras-chave.

No decorrer do conteúdo, inclua o nome da cidade em que atua e vizinhas, para captar clientes dessas regiões. Quando possível, convide especialistas locais ou os entreviste para seu site.

 

Esteja em diferentes plataformas

Outra forma de otimização de sites em Curitiba é estar em diferentes plataformas, como redes sociais e as de avaliação de clientes, o que possibilitará ter maior relevância, visibilidade e ranqueamento em ferramenta de busca.