Educação a Distância: O que é?

A educação a distância tem atraído um número cada vez maior de adeptos, mas não pense que se trata apenas de professores e alunos.

A popularização do ensino, vinculada ao acesso à Internet e ao desenvolvimento tecnológico, permitiu que qualquer pessoa que tenha algo para ensinar, possa compartilhar seus conhecimentos com cursos online.

Desse modo, aumentou também o número de pessoas que desejam aprender os mais variados temas, já que é possível encontrar cursos de todas as áreas.

Ainda assim, muitos ainda não entendem os motivos pelos quais a educação on-line é tão procurada.

Com o desejo de ajudar, vamos explicar neste artigo o que é EAD e mostraremos as principais vantagens deste modelo, tanto para quem ensina como para quem quer aprender.

O que é educação a distância?

Como o próprio nome já sugere, EAD ou ensino a distância é a modalidade de ensino que tem o desenvolvimento total ou parcialmente em um ambiente virtual.

Isso só é possível graças às tecnologias educacionais, que permitem o intercâmbio de conhecimento, embora o professor e o aluno não estão em um mesmo ambiente físico.

O conteúdo das aulas continua o mesmo. A diferença é que, com a EAD, sinônimo de cursos online que podem ser grátis, você pode escolher vários formatos interativos para produzir seu material.

Dito com outras palavras: o professor já não precisa de se concentrar em aulas de exposição com e longas, podendo variar os temas de acordo com o formato que considere mais adequado, como:

  • Vídeos longos e curtos;
  • Ebooks;
  • Games;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Teste;
  • Transmissões ao vivo e muito mais.

Mas não pense que por ser uma classe oferecida pela Internet a comunicação e a interação entre alunos e professores se perde.

Pelo contrário, já que com o acesso rápido aos canais de comunicação online, como redes sociais, fóruns de discussão e atenção ao cliente é fácil interagir, trocar experiências e responder dúvidas em qualquer momento.

A plataforma de e-learning é uma ferramenta de ensino essencial para quem quer dar aulas on-line. São nelas que os professores colocam à disposição suas aulas e os alunos conseguem as assistir.

Mas as plataformas para cursos on-line não se limitam a isso.

Como elas são administradas por empresas especialistas em ensino online, o produtor de conteúdo localizado em tais plataformas ferramentas que lhe ajudam também a analisar todo o desempenho de seus cursos.

Vantagens da EAD

Como dissemos anteriormente, não é por acaso que a EAD tenha ganhado cada vez mais espaço no mercado. A modalidade oferece vários benefícios para professores e alunos, que podem ser decisivos na hora de escolher entre um curso presencial ou online.

O ambiente online é tão amplo e dinâmico, que pode ser usado tanto para complementar os cursos tradicionais, como pós-graduação e especializações, como para cursos livres, de línguas, culinária e artesanato, entre outros.