Outlook fora do ar: como a plataforma se posicionou

O Outlook está fora do ar, deixando os usuários incapazes de acessar seus e-mails, o que não somente é negativo para a marca, mas também horrível para quem depende do e-mail para de forma profissionalmente, para quem precisa de respostas rápidas ou às vezes está esperando uma respostas específica via correio eletrônico, principalmente para quem quer entrar hotmail.

Os problemas estão afetando usuários no Reino Unido e em toda a Europa, de acordo com as notícias recentemente divulgadas, que afirma que os problemas surgiram pela primeira vez esta manhã, do dia 21 de setembro de 2020. Assim, muitas pessoas precisam encontrar formas alternativas para correspondência, principalmente quando são assuntos mais sérios e que precisa de agilidade.

Algumas pessoas também se queixam de não conseguirem entrar no site, enquanto outras dizem que podem receber mensagens, mas quando tentam enviá-las acabam presas na pasta Rascunhos. Tudo isso surge para dificultar o uso de todas as pessoas que dependem dessa tecnologia para assuntos importantes, principalmente quando se trata de empresas e companhias com muito dinheiro envolvido por meio de processos detalhados.

A Microsoft está ciente do problema e usou a conta do Twitter do @Outlook para dizer que está trabalhando em uma correção, procurando a forma mais simples de atender os principais pedidos e demandas de quem tem muita pressa, principalmente em quesitos trabalhísticos.

“Identificamos que um subconjunto de infraestrutura não conseguiu processar as solicitações conforme o esperado, o que fez com que a disponibilidade geral do serviço caísse inesperadamente”, diz o site relacionado a agilidade da empresa. Isso é uma justificativa rápida, porém, nem sempre eficiente para quem precisa que a questão seja resolvida o mais rápido possível.

“Direcionamos as solicitações para uma infraestrutura alternativa para restaurar o serviço e estamos monitorando o ambiente enquanto a conectividade se recupera. Além disso, estamos investigando um problema em que os usuários não conseguem enviar mensagens de e-mail.” Relacionando a outro problema mais comum entre os usuários, já descrito como aquele em que impede o envio de mensagens para demais destinatários, ficando na pasta de rascunhos, não sendo enviada.

A empresa diz que espera uma “resolução rápida”. Assim como os usuários que também estão registrando demais reclamações sobre essa ação.

Os usuários do Outlook recorreram ao Twitter para reclamar da interrupção, com muitos dizendo que não conseguem cumprir os prazos de trabalho por causa disso, a questão de maior destaque quando o assunto são problemas, assim, o que pode fazer com que a Outlook tenha um posicionamento mais rápido do que o esperado.

Outros estão brincando sobre estarem chocados com o fato de tantas pessoas ainda usarem endereços de e-mail do Outlook e do Hotmail, que são menos populares – e amplamente considerados inferiores – do Gmail. Porém, há quem prefira essa versão, principalmente porque estão habituados com as ferramentas ali já presentes.

No momento em que este artigo foi escrito, a Microsoft disse que ainda estavam investigando as rotas de rede entre os subcomponentes do serviço outlook.com para determinar a origem do problema e identificar nossas próximas etapas de solução de problemas. Dessa forma, é possível esperar por uma resposta rápida.