Qual a relevância das redes sociais em 2021?

Por muito tempo, as redes sociais eram consideradas somente formas de entretenimento e de manter contato com a família e amigos. No entanto, isso foi mudando e atingiu seu ápice durante a pandemia do novo coronavírus.

Além de serem canais relevantes de entretenimento e relacionamento pessoal, as redes sociais passaram a ser poderosas ferramentas comerciais e grandes aliadas de marcas.

Não é para menos, afinal, possibilitam uma interação mais próxima com o usuário, fortalecendo relacionamentos e ajudando na realização de vendas, de modo a manter negócios funcionando, mesmo que num momento de crise.

Curiosamente, a perspectiva é que as redes sociais terão um papel importante na estratégia das empresas nos próximos anos, mas com ações adaptadas ao novo normal provocado pela pandemia, seguindo tendências específicas.

E quais seriam essas tendências para redes sociais em 2021? Aqui, listamos as principais! Confira e veja em quais sua empresa pode investir para se atualizar e gerar resultados.

 

Tendências para redes sociais em 2021

As tendências em redes sociais para 2021 são voltadas a atender o novo comportamento dos consumidores despertado e incentivado pela pandemia. Entre as principais, destaque para:

 

Foco no social

Millennials e a geração Z enxergam valor em marcas e produtos que têm impacto socioambiental positivo, algo que foi incentivado pela pandemia de Covid-19.

Agora, esse público busca vincular seu desejo de compra a essas marcas, buscando informações sobre como contribuem para tornar o mundo um lugar melhor e não somente lucrar.

As redes sociais funcionam como uma vitrine onde os usuários conseguem ver esse valor da marca, bem como as ações que adotam para colocá-lo em prática.

É por isso que uma das principais tendências para 2021 em redes sociais é o foco no social, com posicionamento de marca para criar uma relação mais próxima de consumidores, apresentar valores e fidelizar clientes.

Essa tendência colabora para humanizar a marca, o que gera maior identificação, algo que já vem sendo adotado por algumas empresas grandes como Magazine Luiza e Natura.

Mas, é necessário um cuidado especial ao investir nessa tendência: ela precisa estar alinhada aos valores e ações da empresa. De nada adianta defender algo nas redes sociais, mas fazer outra coisa fora delas.

 

Maior uso dos stories

Os stories se tornaram uma das principais formas de gerar engajamento em mídias sociais e são fortes tendências para o 2021. Como é dinâmico, consegue estimular a interação com o público, além de funcionar como forma de entretenimento e de despertar o desejo de compra em clientes.

Já é possível utilizar o formato de stories em diferentes plataformas, como no Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube e no LinkedIn, possibilitando que a empresa adote esse recurso em sua estratégia em diferentes redes sociais.

 

Vídeos em destaque

O vídeo se fixou como o principal formato de conteúdo consumido atualmente. Uma prova disso é a rápida ascensão do TikTok, uma rede social de vídeos curtos.

Esse destaque e motivo de virar tendência para mídias sociais é que o vídeo é o tipo de material que gera mais interação do que imagens estáticas, sendo uma alternativa para marcas que buscam ter maior engajamento em seus perfis.

 

Vendas pelas redes sociais

A pandemia fez com que uma enorme parcela da população migrasse suas compras para a internet e esse é um comportamento que muitos pretendem manter. É por isso que as vendas pelas redes sociais é uma das principais tendências para 2021.

Trata-se de uma forma de facilitar a compra e garanti-la rapidamente. Mas, é importante que as plataformas da empresa, como perfil em redes sociais e e-commerce, estejam integradas, para dar uma melhor experiência ao cliente e não perder a oportunidade de venda.

 

Qualidade e não quantidade

A marca deve focar na qualidade e não na quantidade de posts nas redes sociais, porque postar mais não significa que o conteúdo sempre será visto pelo usuário.

Para adotar essa tendência é simples, basta investir na produção de conteúdo para redes sociais de alta qualidade, o que envolve imagens de alta resolução, legendas originais e informação relevante ao usuário.

Ao criar esse conteúdo, procure definir quais são os objetivos a serem atingidos na rede social, qual é a persona de seu negócio (cliente ideal) e quais são suas dores, o que aumentará a assertividade da ação e contribuirá para gerar os resultados esperados.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial surge como tendência para dar praticidade ao cliente ou potencial cliente, bem como para agilizar o atendimento e qualificar leads, trazendo um aumento nas vendas.

Um ótimo exemplo de inteligência artificial que ganhou força nos últimos tempos é o chatbot, que permite esclarecer dúvidas de forma rápida e pode ser implementado em diferentes plataformas, como o WhatsApp.

Independente de qual seja a tendência adotada pela empresa, é importante que seja integrada com outras estratégias de marketing digital para potencializar resultados, como a gestão de redes sociais, inbound marketing, SEO, entre outras.