Qual o FPS indicado para o seu tipo de pele?

O protetor solar é um item essencial de toda rotina de cuidados com a pele. Não é para menos, afinal, evita o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas e o câncer de pele.

Existem diversas opções no mercado, abrangendo diferentes níveis de FPS, o que dificulta a escolha do protetor perfeito para seu tipo de pele. Mas, não precisa desistir! A seguir, indicamos qual o FPS e protetor indicado para o seu tipo de pele. Confira!

O que é FPS?

Trata-se do Fator de Proteção Solar, que indica quanto tempo o produto realmente protege sua pele contra os raios solares. A numeração que aparece junto ao FPS, como 15, 30, 50, 60, entre outras, indica o tempo de proteção.

Para descobrir esse tempo, basta multiplicar o FPS por 10. Logo, um FPS 30 é capaz de proteger a pele por 300 minutos, ou seja, 5 horas. Mas, para atingir esse período de proteção é essencial passar o produto corretamente, na quantidade ideal, o que muitos não fazem.

Por isso, a recomendação geral da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) é que reaplique o protetor solar facial ou corporal a cada duas horas, principalmente se for se expor ao sol.

FPS para seu tipo de pele

Essencialmente, existem quatro principais tipos de pele: oleosa, mista, seca e sensível. Curiosamente, a SBD não faz uma recomendação de FPS associada aos tipos de pele.

A indicação geral é que dê preferência para o protetor solar para o rosto e corpo com FPS 30, independentemente de seu tipo de pele, porque oferece proteção alta por um bom período, minimizando o risco de manchas, câncer de pele e envelhecimento precoce.

Caso vá se expor ao sol, prefira utilizar um protetor solar com FPS maior. Uma boa dica é o protetor que possui FPS a partir de 50. Lembre-se de reaplicá-lo a cada duas horas, para assegurar a proteção adequada.

Textura ideal para seu tipo de pele

No protetor solar, o que se pode escolher de acordo com seu tipo de pele é a textura, para garantir um sensorial melhor de aplicação e minimizar o risco de acentuar características indesejadas.

Por exemplo, protetores oleosos não são boas alternativas para peles com essa característica, já que podem acentuar a oleosidade durante o dia. Já a pele seca não se dará bem protetores matificantes, ficando com sensação de repuxamento.

Então, qual seria a textura ideal do protetor solar considerando cada tipo de pele? A seguir, apresentamos quais são as opções perfeitas:

  • Pele oleosa: prefira um protetor solar matificante, com toque seco, textura fluida e sem óleo em sua composição. O que possui textura em gel também é uma boa opção;
  • Pele mista: compre protetor com textura gel-creme e sem óleo, por ser mais leve;
  • Pele seca: demanda um protetor com textura cremosa e hidratante. Pode ter óleo em sua composição, para deixar a pele macia;

Pele sensível: texturas leves, como a gel, são as melhores alternativas para esse tipo de pele. Se possível, compre protetor solar com ativos calmantes, para não irritar a tez.