Vacina contra o HPV também está entre as mais importantes para homens

A proteção contra o HPV também é algo essencial para os homens, mas ainda encontramos aqueles que desconhecem essa importância.

O HPV é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mas não apenas elas são atingidas pelo mesmo. O papiloma vírus pode levar ao câncer de vulva, vagina, pênis, ânus. Além disso, pode atingir a cabeça e pescoço, parte posterior da garganta, base da língua e amígdalas.

Mas o que poucos sabem é que, dos casos de câncer de cabeça e pescoço relacionados ao HPV apenas 3.500 atingem mulheres, enquanto 16.200 homens são diagnosticados anualmente nos Estados Unidos. 

Estes dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que também sugerem que cerca de 70% dos cânceres de orofaringe no país estão relacionados ao papiloma vírus.

Cerca de 80% dos adultos sexualmente ativos tiveram uma infecção por HPV em algum momento de sua vida, mas a maioria não sabe disso. Isso porque o HPV é transmitido através do contato pele a pele e da atividade sexual. Esta, por sua vez, inclui relação vaginal, anal e oral.

Inclusive, muitos tipos da doença não são prejudiciais aos humanos, com 90% das vezes o corpo simplesmente eliminando a infecção em dois anos. Mas isso pode não acontecer, o que torna as células infectadas em cancerígenas.

Homens também são afetados pelo HPV, mas poucos têm conhecimento

Um estudo de 2018, feito no Reino Unido, apontou que 64% dos pais que tinham filhas e filhos já haviam ouvido falar sobre o HPV. Entretanto, entre aqueles que só tinham meninos, apenas 36% haviam ouvido falar sobre a doença.

Em âmbito geral, 55% dos pais já haviam ouvido falar sobre o HPV. Mas destes, a maioria apenas sabia que este causa câncer de colo de útero em mulheres, sendo que menos da metade tinha conhecimento que o HPV causa câncer de garganta e anal, e apenas um terço sabia que causa câncer no pênis.

A vacina é a melhor solução

A vacina disponível hoje é a Vacina HPV Quadrivalente (Gardasil), ela previne contra quatro tipos, sendo eles, o 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros relacionados às verrugas (condilomas) e o 16 e 18 ao câncer.

Para os homens ela está indicada dos 9 aos 26 anos, e para as mulheres dos 9 aos 45 anos, sendo que dos 9 aos 14 anos (tanto para homens como mulheres), são 2 doses com intervalo de 6 meses, e após essa idade o esquema são de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

Enfim, a prevenção através da vacinação é a melhor solução e não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Portanto, vacine-se e incentive seus filhos a se vacinarem também, isso fará toda a diferença!

FONTE

A importância da vacina contra o HPV, também para homens. g1. Consultado em 26 de outubro de 2021.